A psicopedagogia é um instrumento facilitador para auxiliar a estimulação cognitiva do idoso, possibilitando um maior domínio de suas capacidades intelectuais com plenitude pessoal promovendo o bem-estar, a saúde, consequentemente prevenindo doenças e proporcionando melhor qualidade de vida.
Tem como objetivo auxiliar a compreensão e aceitação das emoções e pensamentos gerados com as dificuldades existentes nos problemas encontrados nesta fase da vida.
É um processo que ajuda o idoso a se reintegrar socialmente, descobrindo que possui autonomia em sua vida. Atividades lúdicas e físicas, exercícios de agilidade mental, auxiliam nesse processo, proporcionando novas aprendizagens e ambientes de convivência.
Experiências lúdicas, artísticas e culturais ao tocar um instrumento, dançar, ouvir música, assistir a um filme, pintar, caminhar ou em reuniões sociais de bate-papo, comemorações ou fazer atividades físicas, permitem que o indivíduo saia da rotina, seja energizado e tenha uma motivação que os ajude a envelhecer positivamente.
Atividades diárias como caminhar, exercícios de relaxamento, alongamento, entre outros, promove o bem-estar físico e mental.
Como um fim terapêutico, proporciona aos idosos, a estimulação da memória, autoestima, coordenação motora entre outras vantagens à saúde e a qualidade de vida.
Os idosos precisam dedicar tempo às atividades recreativas, levando em consideração seus gostos e sua condição física para escolher entre diferentes tipos de atividades e hobbies.
INCLUSÃO DIGITAL
A inclusão digital na terceira idade tem uma influência muito positiva na confiança, autoestima e apoio social dos idosos. Com dispositivos tecnológicos como aliados, os idosos se sentem atualizados, ocupam seu tempo livre e reduzem as chances de depressão e solidão, tão comuns nessa época da vida.
O aprendizado tecnológico possibilita novas descobertas, novas experiências e novas vivências, resultando no grande aprimoramento das demais habilidades sem perder os valores ou objetivos de vida. Os idosos podem utilizar as redes sociais como mecanismo de diálogo com amigos e familiares, inserção social e busca de informações para estarem atualizados sobre o que acontece no mundo todo. Estar on-line também oferece aos idosos uma ferramenta para gerenciar e pesquisar problemas de saúde e uma maneira de aumentar a atividade cerebral.
O objetivo é ensinar noções de informática e internet para pessoas com idade acima de 60 anos. O método de ensino tem aulas adaptadas, com um tempo maior para execução dos exercícios, repetição de conceitos e termos usados, de maneira dinâmica e com toda paciência que os alunos precisarem. A partir do treinamento, é possível compreender o universo da tecnologia com conhecimentos para usar tablets e smartphones. É também possível aprender conceitos básicos de uso das principais redes sociais e compreender melhor o funcionamento da internet bem como usar determinados sites, além de desenvolver habilidades como: pensamento crítico e analítico, criatividade e adaptação a novos desafios.
O psicopedagogo juntamente com a equipe multiprofissional proporcionará ao idoso:
- Jogos e exercícios de agilidade mental e estimulação cognitiva.
- Fisioterapia
- Inclusão Digital
- Saraus
- Música
- Pintura e artesanato
- Filmes
- Contação de Histórias
• Grupos de bate-papos
pela Psicopedagoga Emília Furlan Leite
